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29/09/2017 - 08h15m

Secretarias de Estado discutem aperfeiçoamento do serviço público

Fórum de Gestão da Qualidade proporcionou momento de troca de experiências em relação a novo sistema de gestão

Secretarias de Estado discutem aperfeiçoamento do serviço público

Malaquias abriu o evento destacando o trabalho feito pela PGE

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizou, nesta quinta-feira (28), mais uma edição do Fórum de Gestão da Qualidade. Ocorrido na Procuradoria-Geral do Estado, o evento teve o intuito de discutir as ações de implementação do sistema no serviço público de Alagoas.

 

No encontro, cerca de 26 órgãos e secretarias do Poder Executivo do Estado estiveram presentes, por meio de seus respectivos representantes do Comitê da Qualidade, para trocar experiências e aperfeiçoar a utilização do modelo de gestão que vem aprimorando os processos e procedimentos desenvolvidos pela máquina pública.

 

"Esse é o momento que temos para integrar os agentes que vêm implementando a qualidade em seus órgãos; é quando eles podem falar dos sucessos e dificuldades que tiveram durante a transição e agregar melhorias a partir de suas experiências. É importante, porque conseguimos fortalecer a ideia de trabalhar em conjunto pelo Estado, o que é imprescindível para otimizar o modo de fazer serviço público em Alagoas", explica Vanessa Leão, gerente de Controle e Metas da Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge) da Seplag.

 

Além de padronizar a organização dos processos das secretarias, o modelo também representa uma mudança no modo operacional com que são desenvolvidas todas as atividades de uma pasta, levando transformações não só para os procedimentos, mas, também, para as pessoas que estão envolvidas com eles. Foi o que pôde sentir a representante do comitê do Ipaseal Saúde, Daniele Japiassu.

 

"No começo é sempre difícil, porque o modelo é uma quebra de paradigmas. Ele requer uma mudança de postura que muitas vezes é encarada, a princípio, com receio. Mas o comitê é responsável por mostrar que mesmo com as dificuldades, o sistema é o ideal para fazer com que a coisa pública se desenvolva a partir de uma reestruturação que só trará benefícios, tanto internamente, quanto para a sociedade", explica Daniele.

 

Eficiência na máquina pública

 

Para o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, o trabalho de disseminação do Sistema de Gestão da Qualidade só tem trazido melhorias para a otimização da máquina pública. 

 

“Eu fico muito feliz com esse trabalho, a PGE nunca se preocupou com nada disso e hoje temos um conjunto de servidores se habilitando e melhorando o que nós temos a apresentar a sociedade. O modelo de gestão tem surtido um reflexo enorme não só nas tarefas que realizamos, mas, também, na nossa vida pessoal. A gente começa a exigir a qualidade até em casa; passamos a importar o sistema na nossa vida”, afirma o procurador.

 

De acordo com a Seplag, em breve, novos encontros serão realizados com os órgãos e secretarias participantes para fortalecer a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

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