» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Procuradora participa de evento nacional sobre previdência pública
24/11/2016 - 10h40m

Procuradora participa de evento nacional sobre previdência pública

Rosana Colén foi uma das palestrantes do congresso da Aneprem, no Espírito Santo

Procuradora participa de evento nacional sobre previdência pública

Procuradora ainda lançou livro durante o evento

A procuradora de Estado Rosana Colén participou como palestrante do 16° Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, realizado em Vitória, no Espírito Santo. Com o tema: Profissionalismo e Ética na Gestão do RPPS, o evento que reuniu mais de mil participantes de todo o país, contou ainda com a cerimônia de entrega do 7º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, considerada a mais importante homenagem para quem atua no setor.

Entre os demais palestrantes, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Narlon Gutierre; o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Melo; a coordenadora-geral de Estudos Técnicos, Estatísticas e Informações do eSocial, Laura Schwerz, e o doutor em Direito Público Fábio Zambiti, entre outros.

Segundo a procuradora, que participou de uma mesa com o juiz federal Marcelo Guerreiro, o congresso visou fomentar as discussões em torno dos temas que tratam da previdência social, buscando contribuir para a elaboração de propostas que promovam a sustentabilidade do sistema e o aprimoramento da gestão, e que garantam a manutenção dos benefícios, a ordem social e o estado de direito.

Desafios

Rosana Colén, que recentemente foi palestrante em um evento similar na Argentina, detalhou aos congressistas sobre os desafios e consequências da Reforma da Previdência dentro do atual cenário macroeconômico, chamando atenção para a necessidade de atualização da legislação previdenciária e aprimoramento dos instrumentos de fiscalização da gestão previdenciária.

“Nesse momento pelo qual atravessa o nosso país, em que a reforma da previdência é uma das principais pautas do governo, esse tipo de evento contribui para promover o debate e informar a sociedade sobre a necessidade de adequação da legislação previdenciária à realidade atual”, afirmou a procuradora.

Ela ainda aproveitou o evento nacional para apresentar o seu livro “Manual de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social”, que foi lançado recentemente na Procuradoria Geral do Estado em Alagoas.