» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias PGE realiza nesta segunda-feira mais uma parte do Planejamento Estratégico
31/12/2020 - 00h00m

PGE realiza nesta segunda-feira mais uma parte do Planejamento Estratégico

Evento online vai reunir um número maior de participantes para construção do Plano de Ação

PGE realiza nesta segunda-feira mais uma parte do Planejamento Estratégico

Consultor Noaldo Dantas será novamente o facilitador do processo

A segunda reunião para construção do Planejamento Estratégico da Procuradoria Geral do Estado será realizada nesta segunda-feira, dia 19, a partir das 15h, com a participação integrada e online de Procuradores, Servidores e Estagiários da PGE. Nos dias 6 e 8 de julho, os gestores estiveram reunidos para debater pontos que seriam incluídos no Plano de Ação, que agora será ampliado com a nova fase de contribuição de um número maior de participantes. Desde o início, que este projeto vem tendo a parceira da Associação dos Procuradores do Estado com o trabalho sendo facilitado pelo consultor Noaldo Dantas. O link para acesso será enviado de forma individualizada no dia do evento, bem como o acesso ao aplicativo que auxilia o processo.

Segundo o Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, além de apresentar o que já foi debatido, este segundo momento expande a iniciativa, ao possibilitar que novos agentes possam incluir ideias na construção do Plano. "O planejamento é um passo importante para definirmos onde vamos chegar. Nele, são definidas etapas e fases, a partir da combinação de diversas opiniões de quem faz o dia a dia e conhece a realidade da nossa instituição. Assim, podemos definir o planejamento como um guia dos nossos desafios", explicou muito otimista e satisfeito com a qualidade da participação. No primeiro encontro, estiveram presentes um representante de cada setor da Procuradoria, além de Diretores, Conselho Superior e a própria APE.

O consultor Noaldo Dantas explicou que a partir das informações somadas nos encontros iniciais com as novas contribuições que serão feitas no evento online será possível concluir o plano. “Essa participação é muito importante. Queremos engajar todas os perfis que fazem a PGE porque o ponto inicial é fazer o diagnóstico de quais problemas e desafios existem, bem como as qualidades presentes, como o elevado nível de preparo dos Procuradores. Somente depois dessa análise, vamos traçar o plano, com ações que possamos desenvolver, dentro da realidade da instituição, para lidar com o que já existe e também com o que está por vir. Por isso, a integração é fundamental, porque precisamos enxergar o todo através dos seus mais diversos aspectos”, destacou o consultor, com uma experiência de mais de 30 anos de mercado.

Noaldo Dantas acrescentou o uso de um aplicativo que facilita o funcionamento da metodologia, buscando encontrar formas nas quais os novos participantes possam melhorar os resultados da PGE. "As novas contribuições vão se somar ao que já identificamos e ao mesmo tempo contribuir com algo que possa ter escapado da visão do primeiro grupo. Além disso, fizemos questão de discutir o que faz sentido executarmos em curto, médio ou longo prazo. Não tenho dúvida de que teremos muito mais subsídios para trabalhar", destacou. Ele lembrou que ainda teremos um outro momento com a realização dos debates setoriais.

Quem também opinou sobre o evento foi o Presidente da APE, o Procurador Marcos Savall. Ele relembrou que o debate na primeira fase conseguiu ser bem produtivo, pois a construção do planejamento se deu de forma bem objetiva e com ideias factíveis, criando cenários de acordo com cada área de atuação, como a Fazenda Estadual, Judicial, Administrativa e Licitações, além da área meio, como a gestão de Tecnologia da Informação ou Recursos Humanos. "Estamos otimistas. O Planejamento Estratégico para a PGE foi uma das medidas mais citadas e cobradas pelos Procuradores de Estado no 1° Diagnóstico da Categoria realizado pela APE. Isso demonstra a importância e relevância que todos procuradores dão à medida", analisou.