» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias PGE realiza entrevistas de seleção de estágio de pós-graduação em Direito
31/12/2020 - 00h00m

PGE realiza entrevistas de seleção de estágio de pós-graduação em Direito

Nesta segunda fase mais de 60 candidatos concorrem às 30 vagas oferecidas

PGE realiza entrevistas de seleção de estágio de pós-graduação em Direito

O modelo de seleção precisou ser adaptado para garantir a segurança de candidatos e das bancas examinadoras

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas realizou nesta quinta-feira (4) o primeiro dia de entrevistas da seleção de estágio para estudantes em pós-graduação de Direito. Foram mais de 60 candidatos que chegaram a segunda fase do processo, iniciado a partir da avaliação de currículos. Na primeira fase cerca de 640 candidatos se inscreveram para buscar uma das 30 vagas oferecidas, inclusive com 10% delas destinadas aos candidatos com deficiência. As audições foram dirigidas pelos Procuradores Luís Vale, Emmanuelle Pacheco, Lívia Lage, Luana de Oliveira, Angelo Rodrigues e Rosana Colén. A sabatina continua acontecendo nesta sexta-feira (5).

Participam os estudantes devidamente matriculados em cursos de Pós-Graduação em Direito, lato ou stricto sensu, os quais sejam oficialmente reconhecidos pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação. A entrevista contou  com duas perguntas jurídicas, com temas de Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Processual Civil ou Direito Tributário. A nota final do candidato será representada pela soma das pontuações conferidas na primeira e na segunda etapa. O estágio terá duração de um ano com possibilidade de prorrogação por igual período, prazo similar ao de validade do Processo Seletivo.

É a primeira vez que a PGE oferece estágio em pós-graduação e o modelo de seleção precisou ser adaptado para garantir a segurança de candidatos e das bancas examinadoras. De acordo com o Procurador Luís Vale, Coordenador do Centro de Estudos, o grande número de inscritos também chamou atenção. "Tivemos uma busca que superou todas as nossas expectativas, o que de fato demonstra a credibilidade da PGE na sociedade. Muitos estudantes se sentem inspirados e querem vivenciar o dia a dia da Procuradoria", acrescentou.

O estágio  vai permitir uma qualificação ainda maior para os estudantes selecionados, pois no dia a dia da PGE eles terão a oportunidade de crescimento e desenvolvimento de carreira e um ambiente de aprendizagem permanente. Estagiários que já passaram pela PGE atualmente se tornaram funcionários públicos e ocupam carreiras em Procuradorias nas três esferas, no Ministério Público, na Justiça e também na advocacia privada. Ao ser selecionado, o estagiário fará jus a uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3.800,00, com acréscimo do auxílio-transporte nos casos cabíveis.