» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias PGE instala sede da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de conflitos
21/11/2019 - 18h04m

PGE instala sede da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de conflitos

Unidade funcionará no prédio-sede e será coordenada pelo Procurador Alysson Paulo Melo de Souza

PGE instala sede da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de conflitos

Próximos passos da Câmara de Prevenção foram analisados durante visita do PGE

A Procuradoria Geral do Estado instalou a sala onde já está funcionando a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos. Alagoas, aliás, é um dos primeiros Estados do país a criar legislativamente este espaço de mediação de conflitos ainda no ano de 2018. A sede da Câmara, que funcionará no prédio-sede, foi reformado e recebeu móveis de escritório, ar condicionado e computador para atendimento.

O Procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, esteve reunido com o Procurador Alysson Paulo Melo de Souza, Coordenador da Câmara da PGE Alagoas, para avaliarem os próximos passos do órgão.

Para Malaquias, é uma situação cada vez mais recorrente na máquina pública a busca por acordos que evitem a judicialização e se utilizem dos mais diversos métodos de resolução consensual de conflitos. "O importante é ganhar tempo e deixar o conflito menos desgastante, tanto socialmente, quanto financeiramente. Quando todos sentam e apresentam suas demandas, acredito que seja mais fácil o consenso e o bom acordo", destacou o Procurador-Geral.

O Procurador Alysson Paulo Melo de Souza explicou que o novo ambiente é de suma relevância para o bom andamento dos trabalhos da Câmara e para a implantação de uma cultura de consensualidade na Administração Pública. Ele acrescentou que o órgão já recebeu os primeiros processos e que as primeiras sessões de autocomposição já foram designadas, as quais serão realizadas na nova sala especialmente reformada pela Procuradoria Geral do Estado.