Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias PGE inicia reuniões de implantação de modelo de qualidade
08/07/2016 - 14h00m

PGE inicia reuniões de implantação de modelo de qualidade

Baseado na ISO 9001, sistema gera uma ferramenta de qualidade no aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e também o cidadão

PGE inicia reuniões de implantação de modelo de qualidade

Procuradores e servidores assistiram nesta sexta-feira a primeira apresentação para implantação do modelo de Gestão da Qualidade da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), baseado na NBR 9001:2008 e nos critérios de excelência do MEG – Modelo de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Com isso, devem ser utilizados métodos para controlar o fluxo de processos, evitando-se o desperdício e o retrabalho. Essa iniciativa já foi iniciada em outros órgãos e secretarias, inclusive com a formatura de auditores que agora podem atestar o funcionamento correto dos controles internos, bem como a eficiência e eficácia do sistema em seus locais de trabalho.

 

A superintendente de Gestão da Qualidade, Adriana Maia, explicou o passo a passo da organização, defendendo a necessidade de planejamento e desenvolvimento de processos necessários para a realização de um produto com qualidade. Segundo ela, o sistema de qualidade é fundamentado em um processo de melhoria contínua e ininterrupta. “Para que isso aconteça, mesmo a PGE que já conta com um bom fluxo de organização precisa desenvolver métodos e ferramentas focadas para o gerenciamento da gestão”, explicou a superintendente, após fazer um resgate histórico de como se a construção desses processos na história humana.

 

Ao lado de diretores da PGE, o procurador-geral, Francisco Malaquias, lembrou que a implantação desse tipo de organização visa o futuro da instituição, especialmente a médio e longo prazo. Para ele, a ISO 9001:2008 será uma ferramenta de qualidade no aprimoramento das rotinas, beneficiando o servidor e também o cidadão. “Essa melhoria vai refletir no funcionamento de toda instituição e do ambiente de trabalho”, afirmou, apresentando a equipe do comitê gestor que logo em seguida participará das capacitações, inclusive, da que acontecerá no próximo dia 25 de julho, com integrantes de outras instituições.

 

De acordo com Adriana Maia, a meta do governo é criar uma gestão eficaz que beneficie não só o Estado, mas todo o povo alagoano, no sentido de surgimento de uma nova Alagoas. “O sucesso de uma organização depende de seu sistema de gestão da qualidade. E é justamente por este motivo que outros órgãos também precisam se adequar ao modelo. A otimização de processos e a melhora contínua já fazem parte dos princípios da Seplag e tem tudo para fazer parte do dia a dia da PGE, pois vocês são muito organizados”, analisou.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.jpg

integra

diario-oficial.jpg

Fale Conosco

faleconosco.gif

portal-do-servidor.png