» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Marialba Braga é a nova corregedora-geral da PGE
06/05/2016 - 13h40m

Marialba Braga é a nova corregedora-geral da PGE

Eleita por unanimidade, ela pretende desenvolver um plano de trabalho focado na orientação dos procuradores

Marialba Braga é a nova corregedora-geral da PGE

A procuradora Marialba Braga foi eleita por unanimidade pelo Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado como nova corregedora-geral. Ela assume o mandato de dois anos buscando desenvolver um plano de trabalho que possa servir de orientação aos demais colegas fazendo preferencialmente o trabalho preventivo dentro das competências da corregedoria. Marialba assume o cargo que era ocupado pelo procurador Flávio Gomes de Barros que tomou posse como novo presidente da Associação dos Procuradores do Estado, após dois mandatos na Corregedoria.

A nova corregedora tem experiência na função que já ocupou em outra oportunidade, assim como esteve como sub no último biênio. Formada e pós-graduada pela Universidade Federal de Alagoas, ela ingressou nos quadros da PGE em 1987. Em seu currículo traz ainda a presidência da Comissão de Precatórios, a coordenação da Procuradoria Judicial e ter sido conselheira da PGE por três mandatos. Marialba Braga foi também coordenadora da regional Nordeste do Colégio Gerais dos Estados e do Distrito Federal, da qual atualmente é a vice-presidente. Ela escolheu o procurador Fernando Firmino Silva para sub.

Para o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, que presidiu os trabalhos de escolha da nova corregedora, ela tem tudo para fazer uma grande gestão, já que reúne qualidades e experiência necessárias para o bom exercício da função. “Marialba emprestará à Corregedoria seu dinamismo ímpar e uma firmeza na condução dos trabalhos bem característicos da sua personalidade forte e combativa”, analisou.

METAS

Como meta de gestão estão o Planejamento estratégico com as unidades operativas; a apresentação ao Conselho Superior com a proposta de um novo regimento interno da corregedoria; avaliação de desempenho com os procuradores estáveis; a realização do trabalho preventivo, evitando - dentro do âmbito da competência da corregedoria – o corretivo; inspeções periódicas nas unidades operativas para identificar carências nos setores; correições ordinárias, ouvindo os procuradores em entrevista individual para identificar problemas nas unidades de lotação.

Dentre as funções da Corregedoria-Geral estão o trabalho de correção dos órgãos da PGE, orientações das formas de atuação e coordenação do estágio probatório de Procuradores do Estado. “Pretendo estar sempre à disposição do Gabinete do PGE, dos coordenadores e dos colegas, para em conjunto colaborar com o crescimento da nossa instituição”, explicou a nova corregedora. “Mesmo assumindo novamente este cargo, considero que estou assumindo mais um desafio, pois pretendo desempenhar as minhas funções dando orientação preventiva, sem deixar de realizar a efetiva fiscalização, buscando o bom andamento da PGE”, completou.