» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Marcos Bernardes de Mello participa de live da PGE nesta quinta-feira
29/07/2020 - 18h26m

Marcos Bernardes de Mello participa de live da PGE nesta quinta-feira

Palestras no Instagram mediadas pela Coordenação do Centro de Estudos tem alcançado um grande público de operadores do Direito

Marcos Bernardes de Mello participa de live da PGE nesta quinta-feira

Ex-Procurador-Geral do Estado de Alagoas vai falar sobre "A Lei em Fraude à Constituição"

O Jurista Marcos Bernardes de Mello será o convidado da série de lives transmitidas pelo Centro de Estudos da PGE de Alagoas, desde o início da pandemia. Ex-Procurador-Geral do Estado de Alagoas, ele vai falar sobre "A Lei em Fraude à Constituição" na conversa marcada para quinta-feira (30), às 18h. Alcançando um grande público de operadores do Direito, as apresentações mantiveram até agora a discussão de relevantes temas jurídicos ligados à Advocacia Pública, ampliando o aprendizado através desta nova ferramenta. Para acessar a transmissão, basta seguir o canal @pgealagoas no Instagram.

Marcos Bernardes de Mello será o 19º participante da iniciativa que, desde maio, substituiu temporariamente os tradicionais eventos presenciais da PGE como forma de prevenção ao coronavírus. A conversa foca na formação continuada do quadro de servidores, além de propiciar uma experiência gratuita e abrangente para operadores do Direito e estudantes que tenham o interesse em se aprofundar em temas atuais e desafiadores. Depois do encontro, o vídeo será disponibilizado no canal do Youtube da PGEAlagoas para futuras consultas.

O Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, destacou a importância desta live pela representatividade do Jurista Marcos Bernardes de Mello no Direito Brasileiro. "Teremos a grande honra em poder ouvir e aprender com este mestre e amigo que tive a sorte de ter. Uma das mentes mais brilhantes e que é de fato um diferencial na história de nossa Alagoas", afirmou. Malaquias relembrou que teve a honra de ter sido aluno do professor Marcos Bernardes nos bancos da Ufal, além de ter compartilhado de sua experiência na PGE e desfrutar da sua amizade pessoal.

O Procurador Luís Vale, Coordenador do Centro de Estudos, é quem tem conduzido as lives, as quais têm contado com um público crescente. "A escolha do Professor Marcos Bernardes também é justa uma homenagem. Teríamos uma palestra com ele no ano passado, durante o Congresso Pontes de Miranda, mas, por motivos de saúde, não foi possível contar com a sua participação. Dessa vez será diferente e garanto que teremos uma grande aula. Ele é um dos maiores juristas vivos que nosso País tem e, por isso, é preciso reverenciar suas obras e seu vasto conhecimento", acrescentou. Luís Vale também foi aluno do Professor Marcos Bernardes de Mello, quando cursou o Mestrado, na Universidade Federal de Alagoas.

QUEM

Marcos Bernardes de Mello foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL) de 2004 à 2006, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral por dois mandatos (1992/1996), fez parte do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1996 até 2003, quando foi eleito para presidir o Conselho Seccional de Alagoas da OAB até dezembro de 2006.

Além de advogado militante, ocupou diversos cargos na administração pública municipal e estadual, foi Procurador Geral do Estado (1967-1987), após ter exercido as funções de Secretário-Geral de Administração da Prefeitura de Maceió (1958), Procurador da Prefeitura Municipal de Maceió (1961), Diretor-Geral do Departamento de Serviço Público do Estado de Alagoas (1962), Secretário de Estado dos Negócios do Governo de Alagoas (1962-1964), Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (1963-1966), Coordenador-Geral da Reforma Administrativa do Estado de Alagoas (1966) e Consultor-Geral do Estado de Alagoas (1964-1967).

Exerce a profissão de advogado como sócio de um escritório jurídico e leciona como professor voluntário de Direito Civil (Graduação) e de Teoria Geral do Direito (Mestrado), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra também o quadro de professores das Escolas Superiores da Magistratura (ESMAL) e Advocacia de Alagoas (ESA/AL). Nesta última, exerceu a função de Reitor.