Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo lança site com informações sobre o coronavírus em Alagoas
27/04/2020 - 18h00m

Governo lança site com informações sobre o coronavírus em Alagoas

Endereço reúne orientações, notícias e boletins atualizados diariamente, além de disponibilizar decretos, medidas governamentais e esclarecimentos sobre fake news

 Governo lança site com informações sobre o coronavírus em Alagoas

População vai poder acompanhar números oficiais e medidas que estão sendo tomadas pelo governo

O Governo de Alagoas lançou nesta quinta-feira (23) um hotsite exclusivo, com conteúdo atualizado diariamente, sobre ações e orientações de enfrentamento ao novo coronavírus. Para ter acesso, basta clicar em http://www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br é acompanhar tudo relacionado ao Covid-19.

 

 

O canal concentra notícias, boletins, infográficos, orientações para prevenção e atendimento e a relação das Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios de Alagoas. O site também reúne as medidas governamentais executadas, a legislação com os decretos já publicados e esclarecimentos de fake news sobre a Covid-19.

 

“A Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando um hotsite, em mais uma iniciativa de combate à pandemia que tem trazido grandes danos não só para Alagoas, como para o Brasil e para o mundo”, anuncia o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

 

“Um novo endereço virtual, dedicado à luta pela saúde”, define Enio Lins, secretário de Estado da Comunicação, sobre a nova resolução do Governo de Alagoas no combate ao coronavírus. “É mais um espaço de transparência, solidariedade, esclarecimento e atualização de dados e iniciativas neste grande esforço cidadão contra a pandemia”, explica o gestor. “Use-o sem moderação. E fique em casa!”, recomenda.

 

Navegação

Ao entrar na página inicial, o usuário visualizará os números atualizados do contágio no estado: o total de casos confirmados, suspeitos de contaminação, pessoas recuperadas e óbitos provocados pela doença. A navegação permite acesso ao boletim epidemiológico emitido todos os dias pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). O relatório apresenta informações e gráficos com dados comparativos da transmissão pela Covid-19 em Alagoas, na região Nordeste e em todo o Brasil.

 

A seção “Quando Procurar Ajuda Médica?” contempla orientações sobre quando e onde buscar atendimento ao sentir sintomas e permite encontrar a relação de Unidades Básicas de Saúde localizadas em todas as cidades alagoanas. Um infográfico com o mapa do estado ajuda a visualizar a distribuição espacial dos casos já confirmados da doença por aqui.

 

O hotsite abriga todas as notícias relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus publicadas diariamente pela Agência Alagoas. O conteúdo jornalístico foi acrescido de uma seção de combate as fake news, que investiga, esclarece e confirma a veracidade ou não de informações suspeitas sobre o tema.

 

Quem quiser contribuir com a população mais vulnerável pode se cadastrar no espaço Empresário do Bem – Juntos por Alagoas. A iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) funciona como um canal entre doadores e organizações aptas a receber produtos de necessidade básica.

 

De acordo com o desenvolvedor do hotsite, Tom Carvalho, uma das principais características estruturais da plataforma é a função responsiva. Ou seja, a capacidade de se moldar a diversos dispositivos, como celulares, tablets e computadores. “O site vai sempre buscar se encaixar nessas tecnologias a fim de não perder nenhum tipo de conteúdo, então se torna um endereço eletrônico de acesso universal”, explica.

 

Com 18 anos de experiência no desenvolvimento de sites para internet, o webdesigner exercitou o altruísmo ao se oferecer voluntária e gratuitamente para a confecção do dispositivo. “Se cada profissional, de cada setor, pudesse contribuir com a sociedade dessa forma – como acredito que esse site vai ajudar na disseminação de informações sobre a doença –, a gente iria ajudar muito Alagoas no combate a essa epidemia”, considera.

 

Transparência

Além de reafirmar o empenho nos cuidados com a saúde da população, o endereço atesta o compromisso com a transparência ao listar a ampla relação de medidas governamentais executadas nas áreas de saúde, educação, economia e segurança, bem como, na regulação do funcionalismo público, do sistema prisional e de eventos, comércio e serviços. E mais: todos os decretos publicados desde o início da pandemia estão disponíveis para consulta.

 

“Este hotsite é uma plataforma a mais que se agrega a outras ferramentas já existentes dedicadas à transparência no Governo de Alagoas. Especialmente em momentos de crise aumenta a necessidade de ser transparente, de dar respostas e esclarecer todos os passos, todos os procedimentos”, assinala o secretário Enio Lins.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.jpg

integra

diario-oficial.jpg

Fale Conosco

faleconosco.gif

portal-do-servidor.png