» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gaesf faz operação contra acusados de causar prejuízo de R$ 30 milhões aos cofres públicos de Alagoas
02/12/2020 - 19h01m

Alvos da operação são pessoas físicas e jurídicas ligadas ao conglomerado de empresas, que funciona em União dos Palmares

Prisões e apreensões foram executadas em União dos Palmares

Gambito da rainha. Esse é o nome da operação deflagrada nesta quarta-feira (02), pelo Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) do Ministério Público Estadual de Alagoas, contra oito pessoas, entre empresários e contadores, acusados de fraude societária e lavagem de bens. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa os R$ 30 milhões, números que seguem em apuração na Secretaria da Fazenda (Sefaz). A Procuradoria Geral do Estado também integra a força-tarefa, através da Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual.

Foram expedidos oito mandados de prisão, sendo três preventivos e cinco temporários, e mais 30 de busca e apreensão, em Alagoas e Pernambuco, todos pela 17ª Vara Criminal da Capital – de Combate ao Crime Organizado. Os alvos da operação são pessoas físicas e jurídicas ligadas, direta ou indiretamente, ao conglomerado de empresas, que funciona em União dos Palmares.

Todos os presos são acusados de envolvimento nos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, fraudes societárias, falsificação de documentos públicos e privados, lavagem de bens e corrupção de agentes públicos. Dentre esses agentes públicos envolvidos, dois são auditores-fiscais e foram afastados do cargo.

Foi também decretado, judicialmente, o bloqueio de bens imóveis e móveis dos acusados. A organização criminosa, que operava somente em Alagoas, era integrada por empresários, "testas-de-ferro", "laranjas", contadores e auditores-fiscais.

A operação foi comandada pelos promotores de Justiça Cyro Blatter – coordenador do Gaesf, Marília Cerqueira e Anderson Cláudio de Almeida e por integrantes da Sefaz, PGE, Polícia Civil e Polícia Militar de Alagoas. Todas essas instituições integram o corpo técnico do Gaesf.

O secretário da Fazenda, George Santoro, enfatiza que essa operação só reforça o compromisso da gestão com a defesa da concorrência leal tornando o mercado de Alagoas amigável a qualquer investidor que queira trabalhar corretamente.

E para a esta operação, também compuseram as equipes que cumpriam as diligências a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto de Criminalística (IC) e a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Gambito da rainha

O nome é uma alusão a abertura que o enxadrista faz com o propósito de sacrificar o peão da rainha para obter vantagem e ganhar o jogo.