» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gaesf desarticula desvio de R$ 435 milhões em fraudes fiscais em Alagoas
12/05/2021 - 10h07m

Gaesf desarticula desvio de R$ 435 milhões em fraudes fiscais em Alagoas

PGE participa da Operação Noteiras que cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Alagoas e São Paulo

Gaesf desarticula desvio de R$ 435  milhões em fraudes fiscais em Alagoas

Operação conseguiu o bloqueio de 235 contas

O Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens - Gaesf, deflagrou, nesta quarta-feira a Operação Noteiras, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes fiscais que podem chegar aos R$ 435 milhões. A ação ocorre simultaneamente em Alagoas e em São Paulo.

Procuradores do Estado da Procuradoria da Fazenda Estadual participam da operação ao lado Ministério Público do Estado de Alagoas, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, com as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social e Polícia Penal, com o apoio da Perícia Oficial de Alagoas.

Foram expedidos 77 mandados, todos da 17ª Vara Criminal da Capital. Para Alagoas, são 10 de prisão e, para São Paulo, outros 14. Além disso, a pedido do Gaesf, o Judiciário também determinou o bloqueio de 265 contas de pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com o Gaesf, as fraudes aconteceram na emissão de cerca de 20 mil notas fiscais fraudulentas, no valor aproximado de R$ 4 bilhões, visando a geração de falsos créditos tributários através de empresas fantasmas, com informações inverídicas relativas a propriedade e gestão de estabelecimentos comerciais que jamais existiram.

O nome da operação faz referência ao apelido das empresas que emitem notas fiscais falsas. Essas notas são emitidas visando a geração de créditos fiscais ilícitos.Operação