» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Francisco Malaquias participa da posse de desembargador federal do TRF5
16/04/2015 - 16h15m

Francisco Malaquias participa da posse de desembargador federal do TRF5

Procurador-geral esteve em Recife para cerimônia que empossou Paulo Cordeiro no pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Francisco Malaquias participa da posse de desembargador federal do TRF5

Paulo Cordeiro atuava em Alagoas desde 1991

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, participou em Recife (PE) da posse do mais novo membro Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Paulo Cordeiro. Nomeado no dia 13 de março, pela presidente da República Dilma Rousseff, ele foi promovido pelo critério de merecimento, em vaga decorrente da posse do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A solenidade também contou com as presenças de magistrados, advogados, familiares, amigos e várias autoridades, como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão (presidente), Luiz Alberto Gurgel de Faria e José de Castro Meira (emérito); o prefeito de Maceió e de Aracaju, respectivamente, Rui Palmeira e João Alves Filho; a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha; o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Luiz Dantas, entre outras.

Em seu discurso de abertura da solenidade, o presidente do TRF5, desembargador federal Marcelo Navarro, afirmou que se sentiu especialmente feliz, pois deu posse a um “querido amigo e um grande magistrado”, durante a primeira sessão plenária que presidiu. “Com certeza, Paulo Cordeiro vai honrar e engrandecer esta Casa”, ressaltou.

Responsável por saudar o mais novo membro do Tribunal em nome da Corte, o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima destacou a sólida formação jurídica de Paulo Cordeiro: “como juiz, além de preparo intelectual, que o permite integrar qualquer tribunal do País, por mais especial que seja, é produtivo e organizado, recebendo merecidos elogios de todos os corregedores que examinaram a 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, de que até hoje era titular. Nenhum deixou de destacar tratar-se de vara modelo a ser estudada e imitada. Contudo, o aspecto que mais se sobressai de sua segura judicatura é o equilíbrio e o bom senso, mercadorias de raro valor e tão em falta nos dias que correm”.

Os representantes do Ministério Público Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 5ª Região, Francisco Chaves dos Anjos Neto e o advogado e conselheiro da OAB, Felipe Sarmento, também saudaram o mais novo desembargador federal do TRF5, destacando a competência e produtividade do magistrado, entre outras qualidades.

O desembargador foi indicado quatro vezes pra compor listas tríplices para o TRF5, mas só agora foi nomeado, momento pelo qual agradeceu à persistência dos colegas. “Eu espero que essa recompensa (ingressar no TRF5), longe de me inebriar, me dê mais lucidez e humildade no exercício da profissão de juiz e que me inspire a ter uma visão mais justa dos seres e da vida”. Paulo Cordeiro passou a ocupar a vaga decorrente da ascensão de Luiz Alberto Gurgel de Faria ao STJ.

QUEM

Natural do Rio de Janeiro, Paulo Machado Cordeiro, 58, foi titular da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (SJAL). O magistrado viveu na Bahia e, desde 1991, adotou Alagoas como sua terra, onde foi nomeado juiz federal. Cordeiro foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas por oito anos consecutivos. É mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito de Alagoas (UFAL) e professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário da UFAL.

Foto: Juliana Galvão