» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Em discurso, governador pede transparência com gasto público
02/02/2015 - 12h25m

Em discurso, governador pede transparência com gasto público

Procurador-geral representou Renan Filho em solenidade de posse na ALE. Francisco Malaquias leu discurso do chefe do Executivo que estava em Brasília

Em discurso, governador pede transparência com gasto público

Na posse dos deputados estaduais, o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, representou o governador (Foto: Thiago Sampaio)

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, representou, nesse domingo (1º), na Assembleia Legislativa, o governador Renan Filho durante a posse dos novos 27 deputados estaduais de Alagoas. O governador está no Planalto Central para conhecer experiências que possam contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado. Com agenda disputada entre ministros e demais dirigentes do governo federal, além de acompanhar a eleição para a Presidência do Senado e fazer uma visita ao Estado de Goiás.

Logo após a abertura da sessão na Assembleia, o procurador-geral, Francisco Malaquias, leu o discurso preparado pelo governador Renan Filho enfatizando o respeito e a esperança na responsabilidade que cada um dos empossados terá pelos próximos quatro anos. O discurso teve um tom especial relacionando o trabalho em busca da melhoria do Estado, nas áreas de segurança pública e economia. Através de leitura do procurador-geral, Renan Filho prestou contas dos primeiros 30 dias de gestão, destacando a política de reorganização financeira assumida desde o começo do ano.

Em todo o tempo foi pregada união entre os Poderes para que os problemas de Alagoas sejam solucionados de forma conjunta e harmônica. “Sabemos todos que o ano de 2015 será de dificuldades para o Brasil, devido ao cenário internacional. O governo federal já anunciou e colocou em prática medidas de ajuste na economia para enfrentar esses tempos”, afirmou. “A situação é difícil, mas a vida pública é mesmo assim, feita de desafios. Nossa missão é encarar, estudar e superar os desafios”, analisou a realidade alagoana atual.

O discurso do governador ainda relembrou a necessidade de economizar e otimizar a aplicação de recursos públicos para melhoria da situação do Estado, devido a dura realidade encontrada nas área financeira. “O Governo de Alagoas, por seu lado, definiu desde antes da posse uma política de redução de despesas, eliminação do desperdício e corte de cargos comissionados, para fazer frente à dura realidade que encontramos nas finanças do Estado. Nunca é demais repetir: teremos que fazer mais com menos”, avaliou, pregando a transparência.

Outro ponto enfatizado no discurso foi a redução das assessorias militares, o que foi comemorado como uma conquista coletiva dada a participação de todos os Poderes. “O Legislativo atendeu ao apelo que fizemos e reduziu ao mínimo sua Assessoria Militar, permitindo que os efetivos fossem reforçar o policiamento das ruas”, destacou. “Foi uma decisão conjunta histórica dos Poderes em nosso Estado, que atende a uma necessidade há muito tempo reclamada pela população e já vem apresentando resultados animadores no combate à violência e ao crime em Alagoas”, assegurou.

Em vários momentos, o discurso do governador comemorou a chegada dos novos deputados estaduais e clamou pela necessidade de diálogo para que as conquistas sejam construídas em conjunto. “Temos bons projetos e bons propósitos para a nossa querida terra alagoana e seu povo. Por isso minhas primeiras palavras neste pronunciamento à Assembleia mencionaram o respeito e a esperança. É com esse sentimento que queremos trabalhar, unir e fazer avançar Alagoas”, pontuou.

A solenidade foi presidida pelo deputado Antonio Albuquerque e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Washington Luiz Damasceno Freitas; conselheira do Tribunal de Contas, Rosa Albuquerque; e o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira, além de diversas autoridades, militares e familiares dos novos deputados.

O governador Renan Filho deve voltar a Alagoas nesta terça-feira, 3.