» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cláudia Amaral toma posse como nova Corregedora-Geral da PGE
04/09/2020 - 12h40m

Cláudia Amaral toma posse como nova Corregedora-Geral da PGE

Com mais de 30 anos de Procuradoria, ela promete trabalhar prezando pela orientação aos colegas no dia a dia funcional

Cláudia Amaral toma posse como nova Corregedora-Geral da PGE

Cláudia Amaral foi eleita pelo CSPGE para mandato de dois anos

A Procuradora Cláudia Amaral foi eleita pelo Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado como nova Corregedora-Geral. Empossada nesta quinta-feira, ela assume o mandato de dois anos buscando estabelecer a orientação como premissa para que desvios funcionais não sejam cometidos pelos colegas. Ela assume o cargo que era ocupado pela Procuradora Marialba Braga, que ficou dois mandatos na função. O CSPGE também escolheu a Procuradora Germana Leal para Sub-Corregedora na vaga que era ocupada pelo Procurador Fernando Firmino.

A nova corregedora assume o cargo pela primeira vez.  Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, ela tem mestrado pela UFRGS Ingressou nos quadros da PGE em 1988 e desde então passou pelas setoriais da Polícia Militar, Cultura, Educação, Infraestrutura e Comunicação, além de ter sido Assessora Especial do Gabinete da PGE. Atualmente estava como Coordenadora da Procuradoria Administrativa. Em seu currículo traz ainda a função de professora dos cursos da UFAL, Cesmac e Seune, onde também foi Coordenadora  do Curso de Direito.

Já Germana Leal é formada e pós graduada pela Universidade de Fortaleza. Ex-Procuradora Chefe da ARCE - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (março a outubro de 2001); Procuradora do Estado de Alagoas desde outubro de 2001, atuando nas Procuradorias Judicial e da Fazenda Pública; integrante da Assessoria Especial do Gabinete do Procurador-Geral desde outubro de 2012; presidiu a 2ª Câmara do Conselho Tributário Estadual de abril de 2016 a maio de 2019. Ela também é pós-graduada pela ESAMC - Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, UFPE e UNIDERP.

EXPECTATIVAS

"É com muita gratidão a Deus e aos conselheiros que encaro esse desafio de ser a corregedora-geral da PGE. Abraço essa oportunidade em minha vida funcional enxergando que posso contribuir com a nossa carreira, buscando uma maior integração entre as unidades operativas", explicou Cláudia Amaral. "Precisamos fazer uma radiografia atualizada do nosso órgão para traçar novos rumos, dando continuidade ao brilhante trabalho da colega Marialba Braga. Enxergo a corregedoria como um espaço para a orientação das atividades funcionais, o diálogo, a promoção de ajustes e as proposições visando sempre à melhoria do nosso serviço e o aperfeiçoamento da PGE", adiantou.

Para o Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, que presidiu os trabalhos de escolha da nova corregedora, pela sua experiência e conhecimento de mais de 30 anos na PGE, Cláudia Amaral reúne todas as condições para exercer mais essa função. "Acredito que teremos uma grande gestão pela frente. Capacidade a Dra. Cláudia tem por tudo que já fez e vinha fazendo na Coordenação da Procuradoria Administrativa. Tenho a certeza de que vai exercer com determinação a mais essa missão, dentro do espírito de seguirmos melhorando a imagem da instituição", disse.