Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Biblioteca da PGE terá acervo gerido pelo Biblivre
14/10/2016 - 13h24m

Biblioteca da PGE terá acervo gerido pelo Biblivre

Software livre permite classificação de catálogo e cadastro digitalizado dos usuários

Biblioteca da PGE terá acervo gerido pelo Biblivre

Com um acervo de aproximadamente 2,5 mil títulos, a biblioteca da Procuradoria Geral do Estado está bem perto de passar por uma grande revolução. Ela em breve estará integrada ao sistema de gestão Biblivre, que admite que todo o material seja selecionado, separado por áreas do conhecimento, classificado, catalogado e indexado aos assuntos da ferramenta digital, permitindo a pesquisa de forma gratuita. Isso sem contar, a mudança no empréstimo de livros e no cadastro de usuários – o que vai permitir a comunicação em rede com acervos das mais diferentes bibliotecas no mundo todo.

 

Segundo o procurador de Estado Luís Vale, coordenador do Centro de Estudos da PGE, o software Biblivre chega para somar, pois possibilita o cadastro de todo o acervo e usuários da biblioteca, otimizando a gestão do espaço e dos títulos.

 

“A modernização é uma das nossas metas. Muitos procuradores e servidores consultam nossas obras em busca de fontes bibliográficas para melhor desenvolvimento do trabalho, no âmbito da Procuradoria. Sem dúvida, o software facilitará o uso e o controle do nosso acervo”, explicou o coordenador.

 

Para a oficial de apoio técnico Alba Viana, que administra há mais de 20 anos o acervo da PGE, este passo inicia um novo e importante momento, com a saída de cena das fichas de papel para empréstimo de livros e a chegada do cadastro eletrônico, que entre outras coisas, possibilitará uma melhor avaliação de quem está com cada obra e por quanto tempo.

 

 

 

“Este novo sistema proporcionará mais autonomia aos que precisam utilizar o espaço ou retirar livros para consulta e estudos”, analisou. A iniciativa recebeu toda orientação de Vladimir Serra da Assessoria de Informação e Informática da PGE.

 

COMO SURGIU

A primeira versão de gestão do Biblivre existe desde 2006, criado aqui mesmo no Brasil através do fomento da Sociedade Anônima Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin). Atualmente, o software gere acervos nos mais distintos formatos e tamanhos de bibliotecas espalhadas por todo o mundo.

 

O programa é fornecido gratuitamente, e está na versão 4.0, que possui novidades, como um módulo digital para a leitura e a impressão de livros de domínio público. No módulo, estão catalogados milhares de obras sobre diversos assuntos, e a nova versão conta ainda com uma capacidade de armazenamento muito maior do que a anterior.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.jpg

integra

diario-oficial.jpg

Fale Conosco

faleconosco.gif

portal-do-servidor.png