Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 38 anos de trabalho dedicados ao serviço público na PGE
09/03/2020 - 17h20m

38 anos de trabalho dedicados ao serviço público na PGE

A agente administrativa Iracilda da Silva relembra a caminhada que passou na Procuradoria

38 anos de trabalho dedicados ao serviço público na PGE

Trajetória começou ainda no antigo prédio da Praça Sergipe

Dia 12 de março é uma data muito especial para uma das servidoras que fazem o dia a dia da PGE. A data marca os 38 anos de trabalho da agente administrativo Maria Iracilda da Silva. Natural de Bezerros, em Pernambuco, ela começou a trabalhar muito jovem e ingressou no Estado por contrato até ser efetivada no cargo na década de 1980. Hoje é a mais antiga servidora dos quadros da Procuradoria, e, pela primeira vez, começa a fazer os planos para se aposentar. "Já poderia ter saído, mas optei em ficar mais um pouco, mas creio que minha hora de ir para casa está chegando", contou com bom humor e muito saudosismo. 

Hoje, Iracilda já tem 70 anos, e trabalha no Gabinete do Procurador-Geral conferindo a publicação da resenha no Diário Oficial do Estado e tramitando processos no apoio administrativo. Ela relembra quando foi homenageada com o título de funcionária modelo, uma condecoração que existia nos anos 1990. "Já tenho uma longa caminhada aqui dentro, venho desde os tempos de Praça Sergipe [antigo prédio da PGE]. Fui da primeira turma que aqui chegou [no prédio-sede da Praia da Avenida] para trabalhar com os Procuradores de Estado", disse. 

Com muito bom humor, ela elenca as mudanças que aconteceram na rotina funcional, desde a chegada dos computadores que substituíram as máquinas de datilografia; e o mobiliário, com "aposentadoria" das pastas e fichários, que deram lugar aos arquivos de computador e ao processo digital. "Tenho saudades de antigamente, dos colegas que fiz aqui, gente que se foi. Eram bons amigos que a gente tinha o prazer de trabalhar, de conversar, de receber uma ajuda para concluir um trabalho", afirmou. 

"Passei por muitos setores e por muitos cargos, que foram mudando com o passar dos anos, com os recadastramentos e as mudanças na lei. Fui pesquisadora social, cheguei até a ser diretora do RH da PGE e hoje estou como agente administrativo aqui no Gabinete. Gosto muito do meu trabalho e da equipe com quem compartilho o meu dia a dia", relembrou, a servidora que através do seu trabalho criou 4 filhos, e hoje tem 11 netos e 9 bisnetos.

E já que os 38 anos são comemorados em pleno mês da Mulher, Iracilda aproveitou para mandar um recado aos homens, pedindo para que eles tratem as mulheres com mais amor, carinho, compreensão, e, principalmente, respeito. "Todos têm uma mãe. São filhos de uma mulher. Precisam lembrar disso para que nenhuma mulher seja vítima de violência. Dói demais saber que uma mulher foi agredida, maltratada, violentada. Eu peço à todos que tenham mais amor, mais carinho, e com certeza, um mundo melhor", destacou.

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

null

banner-transparencia.jpg

integra

diario-oficial.jpg

Fale Conosco

faleconosco.gif

portal-do-servidor.png